segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Canil Municipal de Benavente

- O canil municipal de Benavente situa-se longe de tudo e de todos, sem as mínimas condições para os animais permanecerem confortáveis;
- Está rodeado de lixo, pois é aí que a câmara municipal de Benavente deposita as coisas velhas (contentores, carros, ferro velho, todo o tipo de coisas).






- O canil, se assim se pode chamar, é composto por quatro compartimentos de 1,5 metros por 2 metros, onde permanecem, em cada, até 13 animais do mesmo sexo.





- Cada compartimento apenas tem uma tigela de água e comida para todos os animais. Por vezes, nem água há nos blocos.




- É limpo de manhã, à hora de almoço e à tarde com uma mangueira que é colocada debaixo da porta do compartimento lavando assim o espaço, sem que nenhum animal possa "fugir".

- Os animais permanecem no canil cerca de oito meses, desde então são transferidos para as instalações do canil do Cartaxo onde serão abatidos.

- Animais são maltratados!

-> Os cães com pernas, orelhas partidas, com infecções ou doenças não são tratados, responsabilidade de que está encarregue a veterinária municipal.




->Cães de raça grande são misturados com cães de raça pequena, originando assim brigas e ferimentos.





-> Os cães, muitas vezes, passam fome. Encontrando-se alguns em caso de magreza extrema.



-> CÃES SÃO ENTERRADOS VIVOS!
Três das coordenadoras do nosso projecto foram testemunhas de que 5 cães recém-nascidos foram enterrados vivos pelo senhor que tem como função cuidar do bom funcionamento do canil e do bem estar dos cães que nele habitam.


ABAIXO-ASSINADO:
Para melhorar estas condições, para avançar com um projecto que há anos que está "em andamento", o nosso grupo organizou um abaixo-assinado que tem como objectivo a melhoria das condições do Canil Municipal de Benavente até ao prazo máximo de Setembro de 2008. Para fazer parte desta iniciativa deverá contactar as responsáveis pelo projecto.


- ATÉ QUANDO VAIS SER CÚMPLICE?? -

4 comentários:

Daniela disse...

Fiquei em CHOQUE ao saber que no canil estes animais são enterrados vivos!!!
Eu tive um cão chamado Plutão, de raça pequena [filho de pai caçador e mãe rafeira], que foi dado, e que morreu intoxicado com remédio para as pulgas e carraças...
Pelo o que a veterinária disse, aquilo era um remédio Anti-parasitário para tirar os parasitas às VACAS e aos CAVALOS... Venderam na loja dos animais por engano.

No dia em que lhe estava a dar banho, ele estava super esquisito, e parecia que o remmédio lhe causava "comichão", inclusivé eu leveio a passear à rua, para as carraças nao ficarem dentro de casa, e ele só ía para o meio das ervas coçar-se.
Acho que por ciume de ter-mos arranjado 2gatos abandonados pela mãe, 2 dias antes, o levou a deixar de comer, e já nao era tão activo. Ficava cada vez mais magro... e nós já nao sabiamos o que fazer! A partir daí deixou de comer e pouco bebia. Ficava cada vez mais magro.
Fui eu a dar-lhe banho, e por isso me sinto de certa forma culpada por ele ter morrido.
A minha mãe diz que foi por eu ter metido pouca água. Pois ela está farta de dar banho aos meus outros cães, e até hoje ainda nenhum morreu!
Nesse dia eu estava num ataque de pânico, porque ele só tinha diarreia, a certo ponto as patas de trás nao se conseguiam mexer, ele já espumava pela boca, e eu nao sabia o que fazer. A minha mae nao estava em casa, e a minha unica soluçao foi a minha irmã e o meu cunhado que moram no nosso 1ºandar. Levei-o ao veterinário, e disseram que esse remédio que tinham vendido numa loja de animais nao era para cães, e sim para animais de grande porte!
Quando lá chegámos, fomos atendidos [tarde, mas fomos... ] , e a veterinária disse que a unica opção era o Plutão ser operado, e essa operação eram 400€ , mas que o mais provável era ele nao sobreviver. Deram-lhe uma injecção para morrer, e nao sofrer mais...
Notei a força que ele estava a fazer para ficar... nós adorávamos um ao outro, e eu sentia isso, e tratava-lo como a um filho! Fui eu que o treinei, e até o ensinei a dar-se com os outros animais. Até com as cabras e as ovelhas ele chegou a brincar...
Ele, na caixa onde estava deitado já a espumar da boca, só me dava a patinha... Farta de chorar, nem conseguia falar com a veterinária, pedi-lhe só um bocado de pêlo dele, nem foi capaz de cumprir o meu desejo!

Enfim, a grande questão: mandei cremá-lo no veterinário. Agora, queria só saber... eles sao obrigados por lei a fazer isso!? Ou o mais provável foi mandarem-no a servir de alimento a outros cães? É que me levaram , se nao me engano 70€ na injecção+40 e tal€ para cremar e ainda mais 35€ da consulta! E eu queria saber isso: Há alguma probabilidade de eles nao o terem cremado, e terem-no dado de alimento a outros animais?
Obrigada pela atenção. Daniela
dany.cardiga@hotmail.com
www.danniecardiga.blogspot.com

Daniela disse...

[[ aýa , desculpem lá o ''testamento'' de à um bocado xD ]]

Tuca Campos disse...

Tem uma foto de um pitt-bull branco,eu não consegui ver a foto completa,a minha cunhada tem uma pitt-pull branca c/o nome de Shitara,
ela desapareceu no dia 23.09 sexta-feira, no bairro dos Tenentes zona rural de extrema.
Por favor qualquer informação entrar em contato no telef.3598345737.
Obrigada

Tuca Campos disse...

Eu ja fiz um pedido no inicio do mes,o meu esposo esteve hoje nesse
maldito lugar, porque vi uma foto de uma pitt-pull,e minha cunhada tem uma bem parecida que desapareceu.
Ele viu tudo que esta relatada, saiu de la em total desespero,hoje tenho 9 cachorros,maldito do ser humano que joga cachorro na rua, sem contar c/os maus tratos.
Moro em Extrema mais infelizmente, não posso fazer nada,moro muito longe desse
lugar e não tenho carro,transporte coletivo mal existe.
A Prefeitura não faz campanha para castração.
Se não existe lei p/o ser humano imagina p/os animais e natureza.
Precisa urgente fazer alguma coisa.